Monitoramento e  desenvolvimento de fornecedores

A cadeia de valor do Dafiti Group integra pouco mais de 300 fornecedores e subcontratados com os quais estabelecemos relações de confiança, crescimento conjunto e compromisso com a produção digna e sustentável.

Microempresas até grandes fábricas nacionais fazem parte da rede de fornecimento do Dafiti Group, a fim de garantir a variedade e qualidade dos produtos em nosso portfólio exigidos por nossos clientes.

Como parte do nosso compromisso com o comércio ético, o Dafiti Group estabeleceu um programa de auditoria social com base no Protocolo de Auditoria Social ETI / SMETA, que busca transferir boas práticas aos fornecedores das nossas marcas para seus desenvolvimentos responsável e integral. Por meio de treinamentos contínuos e auditorias, colaboramos para que os fornecedores melhorem suas condições de trabalho, atingindo os padrões estabelecidos pelo código de conduta para fornecedores do Dafiti Group. Objetivos claros são estabelecidos para que apenas os fornecedores que consigam a melhoria ao longo do tempo continuem seu relacionamento comercial conosco. 

Devido à nova realidade, consequência da pandemia do novo coronavírus, e a impossibilidade de realizar as auditorias in loco, o Dafiti Group estabeleceu um modelo de auditoria remota, o que envolve uma combinação de entrevistas virtuais com a administração e os trabalhadores, inspeções remotas e revisão da documentação. As inspeções do ambiente e das instalações da fábrica são realizadas por meio de visitas guiadas virtualmente em dispositivos móveis. 

Resultados 2020

Em 2020, foram realizadas um total de 246 auditorias, sendo 209 remotas, todas não anunciadas. Em 31/12/2020 tínhamos 306 fábricas em nossa cadeia produtiva. Foram auditados 100% dos fornecedores e 48% dos subcontratados (tier 1 e 2).

Durante o processo de auditoria foram analisados documentos da empresa, saúde e segurança, relacionados a legislação trabalhista, transparência e questões ambientais. Na etapa de visita às dependências da empresa foram verificadas condições de saúde e segurança, incluindo de asseio, elétrica, segurança contra incêndio e estruturais. 

Em relação às entrevistas, 3% dos funcionários entrevistados tiveram a conversa realizada fora das dependências da empresa, as demais entrevistas foram realizadas fora dos postos de trabalho, mas dentro das dependências da empresa. Além disso, os representantes sindicais das empresas que tinham esse associado participaram do processo de auditoria. Confira a sequência a seguir.

Não conformidade por "tema"

O monitoramento de 2020 identificou 864 itens em desacordo com o Código de Conduta considerando fornecedores e subcontratados, incluindo Tier 2. 

Na imagem ao lado, encontram-se os temas e criticidades desses itens.

* Trabalho Forçado inclui: restrição de movimentação, retenção de passaportes ou documentos, horas extras forçadas, salários retidos, servidão por dívidas, queixas e reclamações relacionadas às práticas de recrutamento e jornada exaustiva

Não conformidade por "criticidade"

Na imagem 2, foram identificados outros pontos considerados relevantes: 

  • 100% das empresas participam do sindicato local
  • As empresas que possuem acordos coletivos trataram de questões relacionadas à jornada de trabalho, horas extras e benefícios. Não fizeram parte desses acordos coletivos o pagamento acima do exigido por lei.
  • Menos de 2% das empresas possuem representantes sindical.
  • São mais de 33.000 pessoas na nossa cadeia de fornecimento, sendo 74% mulheres e 26% homens.
  • 100% das empresas estão localizadas no Brasil.

NC em processo de adequação

Como resultado das auditorias, foram gerados planos de ação e acordadas melhorias com os fornecedores e subcontratados. 

A imagem 3 mostra a porcentagem de itens que ainda estavam em processo de adequação no último dia de 2020.

Uma equipe dedicada

Adicionalmente ao processo de monitoramento, o Dafiti Group tem uma equipe dedicada a capacitar e dar suporte aos fornecedores no cumprimento dos planos de ação, tornando-os protagonistas em seu desenvolvimento e promovendo a melhoria contínua.

Mesmo durante o período de pandemia, o processo de capacitação não parou. Além da capacitação oferecida para todos os novos fornecedores, outros 2 eventos aconteceram durante o ano: 
  1. capacitação e entendimento sobre programa de monitoramento e código de conduta para fornecedores; 
  2. utilização de matéria prima sustentável. 
Os dois eventos contaram com mais de 200 participantes.

Share by: