Poliéster reciclado

O poliéster é um dos tecidos mais usados na confecção de moda, não só devido à sua durabilidade, mas também pela capacidade de manter sua forma e facilidade de cuidar. 

Como é derivado de recursos não renováveis - como o petróleo - mudar para fontes recicladas de resíduos pré e pós-consumo é uma maneira oportuna de reduzir nossa pegada ambiental, utilizando recursos existentes que também requerem menos energia para serem produzidos. 

Fontes de resíduos pós-consumo, como resíduos de plástico e garrafas de plástico recuperados, são um material cada vez mais popular visto em linhas de roupas de banho e esportivas em particular, além de ser uma ótima maneira para não apenas desviarmos os resíduos do aterro, mas para manter nossos oceanos limpos. Os produtos com poliéster reciclado são certificados pela Global Recycled Standard (GRS) ou pela Recycled Content Standard (RCS).

 Algodão sustentável

O algodão é uma fibra respirável, durável e macia, por isso é um dos materiais mais produzidos no mundo. 

O algodão convencional é uma cultura que requer grandes quantidades de água, pesticidas e inseticidas para crescer, causando danos ao nosso ecossistema por meio da degradação do solo e da poluição dos cursos d'água.

O cultivo do algodão sustentável requer menos água e o algodão é cultivado sem o uso de pesticidas convencionais, contribuindo para solos saudáveis, maior biodiversidade e menos impactos prejudiciais às comunidades. Além disso, como o algodão sustentável é frequentemente colhido manualmente, ele resulta em menos uso de energia do que o algodão colhido mecanicamente. 

O algodão sustentável possui certificação do produto na origem, ou seja, garante que toda a cadeia de cultivo do algodão até o produto final, sigam os mais altos padrões de sustentabilidade.

Esses produtos são certificados pelo Global Organic Textile Standard (GOTS) e Organic Content Standard (OCS)

 Algodão orgânico

O algodão orgânico é produzido com base nos princípios da agricultura orgânica, não utiliza agrotóxicos e pesticidas – o que diminui os danos causados ao solo, ao ambiente e ao ser humano  

Esses produtos possuem o selo Produto Orgânico Brasil, e são certificados por exemplo, pelo IBD Certificações ou qualquer outra certificadora que atenda a norma brasileira de certificação de orgânico.

 Tencel

Para criar produtos como viscose, liocel e modal, as fibras de celulose geradas a partir de árvores e polpa vegetal são dissolvidas em solvente e transformadas em fibras têxteis. 

Da mesma forma, as fibras modais TENCEL ™ são obtidas a partir de matérias-primas renováveis, como a madeira de faia, colhida em florestas geridas de forma sustentável. A energia renovável é utilizada no processo de recuperação química, reduzindo ainda mais o impacto da produção dessas fibras.

Ao usar tecido feito de fibras TENCEL ™, podemos garantir um nível mais alto de rastreabilidade e um método de produção mais sustentável que é mais favorável às nossas florestas, cursos de água e meio ambiente em geral.

Linho

O linho é um tecido natural extremamente resistente e durável.

É feito a partir da planta do linho, uma das fibras cultivadas mais antigas do mundo. Semelhante ao cânhamo, o linho é uma cultura forte, de crescimento rápido e requer irrigação mínima e uso de pesticidas em comparação com as alternativas convencionais.

Tendo um impacto inerentemente menor no meio ambiente do que os materiais convencionais, como o algodão.

Outros materiais sustentáveis

Nos esforçamos cada vez mais para progredir de forma sustentável em nossa cadeia de valor.

Ao analisar novos materiais e fibras, considera-se os impactos sociais e ambientais como uso de água, produção de energia e insumos químicos, ao mesmo tempo que se reconhece que a mudança real leva tempo.

Existem muitos materiais inovadores que podem não ser uma fibra comum ainda, mas têm benefícios ambientais semelhantes e merecem estar em destaque. Produtos que possuem em sua composição alguns desses materiais sustentáveis também fazem parte das nossas lojas sustentáveis.

São eles: Viscose, papel ou borracha certificados pelo FSC, viscose Canopy, Lã reciclada, Nylon reciclado ou lycra/elastano reciclado, Algodão reciclado, Materiais reaproveitados (upcycled), Lã certificada (RWS – Responsible Wool Standard), Couro certificado LWG e Couro com tingimento vegetal e Juta. Além dos fios sustentáveis que são marcas registradas no mercado como: Repreve, Lenzing Ecovero, Lenzing Modal, Birla Cellulose, Piñatex, Econyl, Poliamida biodegradável Amni Soul Eco®️ , PU livre de solvente, Material bio-based, entre outros.
Share by: