A moda que queremos ver é a moda que muda o mundo

O que a gente faz é importante. Como a gente faz é mais. Está na nossa essência buscar uma moda mais sustentável, inspirar um mercado socialmente justo e incentivar o empreendedorismo responsável. Colocamos isso em prática na forma 

como trabalhamos nas unidades, nas comunidades em que atuamos e nos produtos e serviços que oferecemos.

 Nosso compromisso com as mudanças climáticas

Conheça nossas Iniciativas para ações climáticas

Dafiti Eco

Sustentabilidade é uma escolha pessoal e, por aqui, acreditamos que a moda é para todos. E em nossas plataformas, temos um lugar fácil de encontrar os produtos sustentáveis importantes para você.


Vem conhecer como abraçamos a pluralidade de estilos e ideias por meio de iniciativas concretas.

Compensação de carbono

Pelo segundo ano consecutivo realizamos a compensação de carbono das nossas emissões de escopo 1 e 2 e das nossas entregas aos clientes. Em 2020 foram compensadas 111.013 toneladas em créditos de carbono originados de projetos de energia renovável no Brasil O projeto "Santana I" é uma pequena central hidrelétrica com capacidade instalada total de 14,8 MW localizada no rio Santana, na cidade de Nortelândia, estado de Mato Grosso, região centro-oeste do Brasil. Este projeto é certificado como Desenvolvimento Limpo Mecanismo (MDL) estabelecido pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC).


Em 2021, realizamos a compensação de 27.502 toneladas em créditos de carbono originados de um parque eólico na China (Jilin Tongyu Wind Power). A energia eólica evita a liberação de emissões significativas de GEE, em média 210.000 toneladas de CO2e anualmente. Caso contrário, essas emissões seriam geradas a partir da queima de fontes de combustíveis fósseis, como o carvão, historicamente a principal fonte de eletricidade do país.

Entregas mais verdes

Reduzir o impacto da nossa logística também está em nosso checklist sustentável.


Por isso, desde setembro de 2020 iniciamos a operação da nossa frota própria, em que além de permitir uma entrega exclusiva e personalizada, conta com bicicletas para realizar o trecho final do pedido até nosso consumidor. 


São 13 bikers concluindo +5 mil entregas por mês e rodando cerca de 30 km na região da grande São Paulo. Por meio dessa iniciativa, deixamos de emitir mensalmente 1,19 toneladas de carbono equivalente para a atmosfera.


Sabemos que é o início de uma grande jornada e temos o compromisso de continuar na busca por alternativas que fazem o bem para a natureza.

Reaproveitamento de água

Em nosso centro de distribuição, o LEAP, contamos com um sistema de reúso de água que realiza a captação da água de chuva para abastecimento de 100% dos banheiros dos vestiários dos nossos funcionários.


Além disso, temos na unidade uma estação de tratamento de esgoto (ETE), realizando a limpeza das águas seguindo os parâmetros por lei para descarga nos corpos d’água.

Pegada hídrica fornecedores

Em 2021 realizamos o mapeamento da Pegada Hídrica de todos os fornecedores marca própria da Dafiti. O mapeamento foi realizado pela Water Footprint Implementation (WFI) de acordo com a metodologiia da Water Footprint Assessment Manual.


A Pegada Hídrica média de todos nossos fornecedores de produto acabado foi de 743 m³ por fornecedor. 


A grande parte do consumo de água foi identificado na fase o processamento da matéria prima de todos os produtos: 77,412,422 m³ de água consumidos. Entre todos os tipos de fibras que utilizamos em nossa marca própria, o poliéster contribuiu com a maior pegada hídrica, seguido pelo algodão e couro sintético.


Após o estudo, concluímos que nossas prioridades são obter maior transparência na cadeia de suprimentos de materiais, transição para materiais com menor intensidade de água, fortalecer nossos compromissos com a gestão da água mapeando ainda mais as instalações de uso intensivo de água em nossa cadeia de suprimentos e estabelecer metas de redução.


Pegada hídrica média do calçado: 24 m³

Pegada hídrica média do vestuário: 9 m³

Energia

Nosso centro de distribuição LEAP conta com a compra de energia renovável no mercado livre de energia para 100% do seu consumo gerado desde 2019. Atualmente (2023) 69% da energia gerada nas nossas operações é proveniente de fontes renováveis (31%  da energia restante incluem as operações dos nossos centros de distribuição de Argentina, Chile e Colombia e escritórios com energia proveniente de energia hidroelétrica, térmica e solar- fonte de emissão pública da região).


Além disso, obtivemos os certificados I-REC para as demandas de energia gastas em 2022 para os centros de distribuição e escritórios., garantindo a rastreabilidade da fonte de energia produtora de parques eólicos 


Iniciamos em 2022 o monitoramento do consumo de energia das fabricas de marca própria Tier 1 e 2. Até o final de 2022, 60% das fabricas tinham sido mapeadas e 16% do consumo na produção dos nossos produtos tinham sido provenientes de energia renovável.

Nosso Centro de distribuição

O LEAP em sintonia com o meio ambiente

Nosso centro de distribuição localizado em Extrema (MG), o LEAP, é o maior centro de distribuição do setor de e-commerce de moda na América Latina. O espaço conta com a maior solução de automação (AutoStore) do mundo, elevando a empresa a novos patamares de logística com benefícios também para seus parceiros.

Além de toda a tecnologia, o projeto também foi pensado para oferecer soluções de sustentabilidade focadas no meio ambiente:
  • Uso de lâmpadas LED e aproveitamento da luz natural, equivalente a 8% da área total (3680 m²)
  • Estação própria para tratamento de esgoto
  • 5 canteiros de horta orgânicas utilizados semanalmente na alimentação dos funcionários 
  • Eliminação de copos plásticos descartáveis em toda a operação
  • Bicicletário

 Pegada de Carbono

Pegada de Carbono representa o impacto que uma pessoa ou desenvolvimento de uma atividade tem sobre o clima. Ela quantifica o montante de dióxido de carbono (CO2) e outros gases de efeito estufa (GEE) que foram lançados na atmosfera. O inventário de emissões é o relatório que compila todas as informações das emissões realizadas pela empresa.


Como parte desse trabalho, elaboramos nossa primeira Estratégia para Mitigação do Carbono, que direciona ações para minimizar nossas principais fontes de emissão em nossa operação, no combate às mudanças climáticas. Além disso, publicamos compromissos no Science Based Target Initiatives, com o objetivo de reduzir as emissões absolutas de GEE dos escopos 1 e 2 em 50% até 2030, a partir do ano base de 2019. E reduzir as emissões de GEE do escopo 3 de bens e serviços adquiridos, transporte e distribuição upstream e downstream em 90% por milhão de Valor Líquido de Mercadoria (NMV), o que equivale a uma redução absoluta de 29%, dentro do mesmo período e que pode ser consultado aqui (Global Fashion Group S.A.).

2022

Pelo quarto ano consecutivo realizamos nosso mapeamento de emissões de gás de efeito estufa para nossa Pegada de Carbono.

Por meio dos esforços de diversos times internos, identificamos nossas fontes de emissões dos escopos 1, 2 e 3.


Os escopos 1 e 2 abrangem as emissões diretas da nossa operação.

As emissões de escopo 3 incluem as categorias de compra de produtos e serviços, transporte e distribuição (upstream e downstream), uso de produtos vendidos, tratamento e fim de vida de produtos, bens de capitais, deslocamento de funcionários, resíduos gerados, viagens à negócio e emissões relacionadas a combustível e energia. Para a categoria 1 de compra de produtos e serviços, são consideradas as emissões até o nível de matéria prima.


Para o calculo das emissões de 2022 contamos com um novo sistema de coleta de dados e consultoria parceira (Unravel Carbon), e que por meio de fatores de emissão mais específicos e regionais e dados mais precisos, seguindo a metodologia GHG Protocol, obtivemos uma redução significativa do número total de emissões.


Com a inclusão dos dados dos anos prévios na nova metodologia, pudemos ainda assim observar uma redução das emissões frente ao últimos anos:


2019:  284.219 tons CO2eq

2020: 359.184 tons CO2eq

2021: 274.036 tons CO2eq

2022: 194.820 tons CO2eq


O resultado positivo ocorreu devido a melhoria na gestão e coleta de dados mais precisos, bem como a identificação e aumento do portfólio de produtos sustentáveis - que representa a maioria das nossas emissões de escopo 3. 

2021

Tivemos uma redução de 17% nas emissões em relação a 2020.

Os números majoritariamente positivos são resultado, entre outros fatores, das boas parcerias estabelecidas com as áreas na identificação da melhoria de coleta dos dados.


A categoria que teve a maior redução foi a distribuição e entrega de produtos (redução de 43%) devido à melhora na coleta de dados e nossas entregas verdes.

E segundo, a compra de produtos e serviços - redução de 14% - nossa maior representatividade em emissões.

2020

O escopo 3 contribuiu para nosso maior impacto na pegada de carbono 99,94%, restando 0,06% de impacto em nosso escopo 1 e 2. 


Com relação ao escopo 3, 82,9% está relacionado ao processo de fabricação dos produtos adquiridos associado a utilização de matéria-prima. 5,6% está associado ao processo de transporte na compra de produtos e 7,8% está associado ao processo de transporte na venda dos produtos.


Reduzimos também nossa intensidade de CO2 por pedido. Em 2019 nossa intensidade era de 47 kg/pedido e em 2020 foi para 36kg/pedido, uma redução de 23% por pedido entregue.

2019

O escopo 3 contribuiu para nosso maior impacto na Pegada de Carbono com 99,7%, restando 0,3% de impacto em nosso escopo 2.


Com relação ao escopo 3, 86,5% está relacionado ao processo de fabricação dos produtos adquiridos associado a utilização de matéria-prima. 5,6% está associado ao processo de transporte na compra de produtos e 5,7% está associado ao processo de transporte na venda dos produtos.

Share by: